segunda-feira, 20 de abril de 2009

Valter Vanir Coelho julga o Oscar 2009


Melhor diretor: - Danny Boyle - “Quem quer ser um milionário?”Parecido com Cidade de Deus, do brasileiro Fernando Meirelles, a direção agil e folhetinesca de Boyle faz o filme ficar melhor do que seria. Seu roteiro cheio de erros foi magistralmente dirigido, e podemos dizer que Milionaire é um filme de diretor, o resto é parafuso.
- David Fincher - “O curioso caso de Benjamin Button” Filmão. Filme desses longo, cheio de tempos, milionario e superproduzido. Bem orquestrado por Fincher. Mas não dá a ele um mérito, a não ser o da escolha.
- Gus Van Sant - “Milk - A voz da liberdade” Gus é sempre surpreendente. Mas em Milk ele tradicionaliza sua direção. Talvez por mexer num tema polemico, e real, ele não ousa, e isso é mérito, pois contar uma historia verdadeira, é quase fazer história didática. Mesmo assim ele consegue fazer um filme sem nenhuma chatisse e com uma forte mão artistica.
- Stephen Daldry - "The reader" Consegue chegar a uma direção sem estrionismos. Correta.



Melhor ator: - Mickey Rourke - “The wrestler” Até onde Rourke é o personagem de si mesmo, reaparecido depois de tantas polemicas, brigas e drogas, ele mais parece o interprete de sua luta contra a decadencia. Mas este jogo de cena faz parte de Hollywood. Seu personagem é excelente e sua escolha acertada, daria um premio para o diretor de casting, não para ele.
- Sean Penn “Milk - A voz da liberdade” "Cara de Borracha", como chamam os atores que mudam as feições lá na terra do Tio Sam, Sean Penn impressiona mesmo. Ele faz um politico homossexual e nos convence do que ele quiser. Ele tem o poder de transformação. Mas o que deve-se prestar atenção é como ele "constróe" tipos e estereótipos, sem perder a naturalidade. Um Chico Anysio, Murilo Benício, devm morrer de inveja.
- Brad Pitt - "O curioso caso de Benjamin Button"
Outro exemplo de prêmio para o diretor de casting, Pitt é o ator certo para o papel. Mas Pitt tem um carisma correto, mas em todo o filme nunca deixa de ser Brad Pitt, pq ele é maior que Benjamin Button, uma grande pena, pq ele é sempre muito esforçado pra não virar vitima de sua excelencia.



Melhor atriz: - Meryl Streep – “Doubt” Não votaria nela, apesar de sua atuação ser brilhante. Meryl sabe jogar, sabe contracenar, é por isso q foi tantas vezes indicada, e neste tb.
- Kate Winslet – “The reader” Essa é a Meryl da nova/média geração. Acho que merece um Oscar. Sua atuação empolga e salva o filme.
- Angelina Jolie – “A troca” Mais do que linda e gente boa, caridosa e humanitária, Jolie é boa atriz. Ela faz neste filme sua redenção e consegue abrir caminho prum Oscar mais tarde.

Melhor ator coadjuvante:
- Heath Ledger - “Batman – O cavaleiro das trevas” Ele rouba mesmo o filme. Mas isso nunca quer dizer q seja a melhor atuação do ano, e sim daquele filme, deve vencer pelo sentimentalismo velhaco do mercado americano, mas mesmo injusto, não reclamaria.
- Josh Brolin - "Milk - A voz da liberdade"
Longe de ser a melhor atuação coadjuvante do filme, Diego Luna e James Franco o põe no chinelo. Mas sua versatilidade merece essa lembrança de Hollywoood.
- Robert Downey Jr. - "Trovão tropical"
Imprescionante caracterização. Este sim é um excelente ator. Se as drogas o prejudicaram em Hollywood, seus maquiadores o estão ajudando muito.
- Philip Seymour Hoffman - "Doubt"
Não há duvidas, este sim é o melhor. Até o meio do filme a sua "dissimulação", depois sua "culpa" e depois as duas coisas juntas. É um ator de muitos recursos.


Melhor atriz coadjuvante: - Amy Adams - "Doubt" Nem deveria estar indicada com tantas atrizes fantasticas, mas acho que está aí por contracenar na linha de fogo com Meryl, Hoffman e Viola. Ela segura bem, mas chorosa e tensa na maioria dos momentos.
- Viola Davis - "Doubt"
Ela tem apenas 1 ou 2 cenas no filme todo, mas se vc observar seu olhar, vai perceber que em sua cena com Meryl ela conta todo o filme, seus olhos são mesmo a janela do mundo, exemplo de atuação, exemplo de construção de personagem e exemplo de quando um ator/atriz atua sabendo que por tras de suas palavras, há um subtexto latente. Aliás quem quiser entender um subtexto, assista ou estude a cena de Viola Davis.
- Taraji P. Henson - "O curioso caso de Benjamin Button"
Nada a ver sua indicação. Ela é apenas carismática. Mas não faz um trabalho com este mérito.
- Marisa Tomei - "The wrestler" Marisa é sempre muito boa, no filme ela está muito bem, se não houvesse Viola Davis neste mesmo ano, sua atuação seria mais imprescionável.


Melhor longa de animação: - “Wall.E” Não há como negar que a Disney/Pixar é a mais criativa e seu acabamento é impressionante.
- “Kung Fu Panda” Peca pelo excesso de bobagem.

Melhor roteiro original: - “Milk – A voz da liberdade” O filme vale por Sean Penn, não sei se o roteiro sobreviveria sem ele.

Melhor roteiro adaptado: -
“O caso curioso de Benjamin Button” Roteiro bastante adaptado do original,quase um novo comparado ao livro, nos leva a 3 horas de filme, talvez o tempo seja o que impõe o cansaço ao fim do filme.
- “Doubt” Não há duvidas de que é o melhor roteiro dos indicados, mas até onde será q este roteiro não foi melhorado com as interpretações de Meryl e Hoffmann?
- “The reader” Otima adaptação. Prima por detalhes de muito boa dramaturgia.
- “Quem quer ser um milionário?” Aventuresco. O roteiro não é tão bom, mas Boyle, o diretor, consertou muito dos erros que persistem na edição final.

Melhor direção de arte:
- “A troca” Sem duvida o melhor. Faz uma viagem de volta impressionante, marca.
- “O curioso caso de Benjamin Button” A arte é a melhor coisa do filme.
- “Batman – O cavaleiro das trevas” A criação de objetos é o grande mérito da arte do filme.

Melhor fotografia: - “A troca”, linda, nos remete aos melhores filmes europeus, tons escuros revelam mais do que o filme quer mostrar.
- “O curioso caso de Benjamin Button” Lindo, mas não empolga.
- “The reader” Bem cuidada, e mostra grandes distorsões de lente, muitos recursos computadorizados, é bonita, mas é artificio.
- “Batman – O cavaleiro das trevas” Tem méritos, mas passa discreta.
- “Quem quer ser um milionário?” Também não deixa de usar suas lentes, mas faz isso com mais competência. Difusa e realista as vezes.

Melhor edição de som:
- “Batman – O cavaleiro das trevas”, não faz jus a indicação.
- “Quem quer ser um milionário?”,tem méritos e recria padróes.

Melhor trilha sonora original: - Alexandre Desplat - “O curioso caso de Benjamin Button” Não vejo porque a indicação, achei obvia demais.
- Danny Elfman – “Milk – A voz da liberdade” Cria tensão, bom exemplo de Trilha a favor do filme e não concorrente dele.
- A.R. Rahman – “Quem quer ser um milionário?” Diferente. Eu votaria nela.

Melhor figurino:
- “Austrália” aposto sempre num bom filme de época. Por isso acho q este deve ganhar.
- “O curioso caso de Benjamin Button” Como passa por muitas épocas, a pesquisa deve ter algum peso na decisão da academia.
- “Milk – A voz da liberdade” gosto do figurino, é real, mas mantém um q cinematografico.


Melhores efeitos especiais:
- “Batman - O cavaleiro das trevas” Os efeitos são obvios.
- “O curioso caso de Benjamin Button” Má indicação, nada que impressione ou que deixe algo de "curioso".

Melhor maquiagem:
- “O curioso caso de Benjamin Button", realmente Brad Pitt no inicio do filme está irreconhecível, mérito da maquiagem, pois nas ultimas cenas ele consegue convencer que é um adolecente, de verdade acho que merece.
- “Batman – O cavaleiro das trevas” Não gostei das maquiagens, carregadas e um pouco "sujas".

Nenhum comentário: