sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Aulinha de Sean Penn e o rabo de Harvey Milk


Esses dias motivado pelo Oscar 2009, assisti Milk, A Voz da Liberdade, o filme conta a historia do vereador ameriacano Harvey Milk, que foi assassinado nos anos 80, por um outro vereador, eles defendiam lados opostos. Harvey era o primeiro politico americano a assumir sua homossexualidade e também defender as causas da classe, instituiu leis contra homofobia e conseguiu derrotar uma lei que quase proibiu professores gays de lecionar em seu estado.
Hoje dirijo uma peça de teatro que fala sobre preconceito, fala de um menino que tem um rabinho, num lugar onde os seres que tem rabo são condenados a morte ou expulsão. Nada mais adequado do que assistir em caracter de pesquisa este filme. Ora, esse vereador e os gays de S.Francisco nos anos 80 lutaram pelo direito a ter seus rabos. A serem diferentes e não ser menos respeitados por isto. Você imagina se essa lei passa, e gays são impedidos de dar aulas. È como se falassemos que se um professor preto quando ensinasse Geografia, seu aluno fosse empretejando, e no final do curso, estivesse "negão". Ou um professor palmeirense, conseguisse "contaminar" e na 5ª ou 6ª série, os alunos que entraram na quarta-serie corinthianos estivessem todos agitando bandeiras verdes e se intitulando "porcos". Realmente, vejo que cada dia que passo acertei em escolher o tema para "Do Alto do Seu Encanto".
Mas vamos lá: E quem é aquele Sean Penn, como ele se transforma. Queria dizer aos atores que acessam meu blog, para prestarem atenção em 2 coisinhas: A cara feia e dificil de Sean Penn, e como ele transforma sua cara feia e dificil em uma tela em branco. Como ele desenha emoções naquela cara feia. Como ele rabisca raivas e amores naquela boca torta e nariz esculachado. Como Sean Penn faz bem a quem é diretor. Ele desenha sentimentos, ele não mostra sentimentos. Ele é gay hoje, amanhã ele pode ser Skin-Head, com uma facilidade e uma feiura contagiante. Acredito que Sean Penn convenceria até se fizesse papel de homem belissimo.

Nenhum comentário: