segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Sombra do Vento, Em cima do meu Criado-Mudo


Estou lendo "A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafon, (editora Suma) geralmente nao gosto de best-sellers, mas comecei a ler este, que jah vendeu mais de 7 milhoes no mundo, pq ganhei de uma pessoa muito especial, sempre leio livros que levem a revelar vidas e historias, e este me surpreendeu. Um livro que conta a historia de um livro, diferente, neh? Um garotinho quer descobrir a historia de um livro raro, que caiu em suas maos, e atravez disso va revelando a historia da Espanha e da contemporaneidade local. Mas uma das coisas que me agradam nas linhas sao frases do autor, e destaquei algumas aqui para vcs. Qdo o autor descreve um bar antigo espanhol ele diz "Ali, qualquer pobre-coitado podia sentir-se por alguns minutos uma figura historica, pelo preco de um expresso", sobre o velho garcon deste mesmo bar "Como pode haver trabalho, se em nosso pais as pessoas nao se aposentam nem depois da morte", sobre o fato de um personagem citar coisas em latim, diz "Nao existem linguas mortas, mas sim, cerebros letargicos", sobre o Ateneu (biblioteca publica de Barcelona) falou: "Um dos lugares onde o seculo 19 nao recebeu a noticia de sua aposentadoria", sobre o porteiro do Ateneu: "O porteiro, ou talvez fosse apenas uma estatua uniformizada". Bom, gosto de nomes e frases, e me aproveitei de algumas delas para indicar-lhes este livro, nao se enganem, apesar de best-seller, este eh muito bom.

Nenhum comentário: