Então fomos eu, Nicholas (o americano) e o Grud (o louco por Cordel) para S.Paulo, afim de assistir alguns shows da Virada Cultural, abaixo vc lê minhas impressões deste grande evento, que "não são de graça, pois são pagos pelos nossos impostos" (palavras de Lirinha):
Geraldo Azevedo, na Republica
Chegamos e pegamos as 3 ou 4 últimas músicas, mas já foi de se perceber o quão bonita e sensivel são suas composições, Geraldo é um sertanejo/nordestino sofisticado e como todo nordestino aquece o coração de nós sulistas. Acabou, nos abastecemos de cevada etilica e partimos pra eu apresentar pro meu amigo o Trio Mocotó, mas o americano seguiu para ver o show de luzes do Pq. da Luz.
Trio Mocotó, no Palco Samba-Rock
O Trio Mocotó "nasceu" em 1968 na Boate Jogral, onde Fritz "Escovão", João "Parahyba" e Nereu "Gargalo" trabalhavam. Na época, a boate paulistana era o grande ponto de encontro da música brasileira e os três contratados da casa acompanhavam diariamente nomes como Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulo Vanzolini, Manezinho da Flauta, além das históricas "canjas" com artistas brasileiros. Uma dessas canjas começou a se tornar frequente: Jorge Ben no violão, Fritz na cuíca, Nereu no pandeiro e Joãozinho com sua mistura de timba e bateria. A batida que nasceu desse encontro, se transformou marca registrada e levou Jorge Ben e o trio definitivamente ao estrelato. E foi essa batida que deu origem ao samba-rock influenciando inclusive o amigo e admirador Tim Maia. O trio acompanhou Jorge em praticamente todas as musicas, Que Pena, Domingas, Take It Easy My Brother Charles e País Tropical.
Em 1969, a moda descobriu a perna feminina, subindo as saias bem acima dos joelhos e enquanto a minissaia escandalizava e fazia sucesso, a coxa feminina ganhava apelido: Mocotó. Como o trio estava sempre brincando com a gíria nova e comentando dos belos "mocotós" que frequentavam o Jogral, começaram a ser chamados informalmente de Trio Mocotó. No Festival Internacional da Canção, os três subiram ao palco ao lado de Jorge e defenderam Charles Anjo 45 debaixo das vaias de um maracanãzinho lotado. E no dia da Virada finalmente eu pude corrigir esse erro histórico e aplaudi-los muito, ah e dancei com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário